Valorizamos

o conhecimento!

Quer seja por prazer, quer seja

para estudar ou para se informar,

a prática da leitura aprimora o

vocabulário e dinamiza o

raciocínio e a interpretação.

MVM_Pxx--Esq.png

24 anos

  compartilhando o saber!

Locais para leitura e pesquisa

• As bibliotecas digitais

   • Endereços das principais bibliotecas

• As bibliotecas digitais

As bibliotecas digitais são, na realidade, uma virtualização das bibliotecas tradicionais. Com o advento da informática e das redes mundiais de comunicação digital, as bibliotecas digitais surgiram como uma forma de democratizar a informação para todos e em todo o mundo. Por isso, esta é uma ferramenta fundamental para o conhecimento, e uma grande aliada de professores, de pessoas que desejam fazer trabalhos acadêmicos e de autodidatas, com fontes seguras. É possível encontrar nas bibliotecas virtuais obras para baixar gratuitamente em seu acervo, que podem não estar disponíveis em instituições de ensino ou em bibliotecas convencionais na forma impressa em papel. 


Nesse contexto, as bibliotecas digitais garantem o acesso a obras literárias e acadêmicas, livros técnicos e até mesmo documentos históricos. Pelas bibliotecas virtuais, ou seja, pelo acesso à distância, o leitor pode visualizar a obra na íntegra ou em trechos, em computadores, celulares ou tablets, de forma rápida e simples. 


Portanto, nós, da MemVavMem, listamos abaixo mais de setenta endereços da web das principais bibliotecas digitais para a leitura e pesquisa gratuita, tanto do Brasil como de outros países e em suas respectivas linguagens, assim como também a possibilidade de baixar os arquivos digitais dos acervos disponibilizados para isso, sem sair de casa. 

• Endereços das principais bibliotecas

Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
A a enciclopédia livre que todos podem editar com contribuições de conhecimento geral, histórico e científico. Só em língua portuguesa, contém mais de 1 milhão de artigos, que conta com mais de 6.100 editores ativos. A Wikipedia contém contribuições de acadêmicos de todo o mundo e em mais de 300 línguas, abrangendo as áreas do saber relativas com arte, biografia, medicina, biologia, física, química, matemática, linguagem, filosofia, geografia, história, sociedade e tecnologia. É a maior biblioteca livre de artigos destinados à pesquisa, e em contínuo crescimento. 

Biblioteca Digital Mundial
https://www.wdl.org/pt/
Criada pela ONU, a Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente, e em formato multilíngue, importantes de literatura, áudio, mapas e fotografias provenientes de países e culturas de todo o mundo. As pesquisas podem ser feitas em sete línguas diferentes e as buscas, feitas por período. 

 

Archive.org
https://archive.org/index.php
O portal Archive.org é considerado uma imensa biblioteca digital mantido por um grupo sem fins lucrativos. No site, é possível encontrar uma enorme coleção de imagens, livros, filmes, software e músicas livres. Em destaque, é possível encontrar conteúdos em formato digital das bibliotecas americanas, áudios de programas antigos de rádio dos EUA, jogos e programas para MS-DOS, curtas de animação e trechos de filmes da época cinema mudo. 

 

Wikilivros
http://pt.wikibooks.org/wiki/Wikilivros
O Projeto da Wikimedia Foudation é dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. São diversos temas em diversas línguas. Há uma versão da página em português. 

 

Domínio Público
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Esta biblioteca foi desenvolvida pelo Ministério da Educação, nesta biblioteca são disponibilizados gratuitamente cerca de 180 mil textos, além de imagens, arquivos de som e vídeo. O site conta com rico acervo de publicações na área de educação. Lá, você ainda encontra as obras completas de Machado de Assis e um grande acervo de poesias de Fernando Pessoa. A biblioteca possui também diversas músicas eruditas brasileiras, e inúmeros textos de literatura infantil, além dos Compilados sobre Legislação Educacional. O Domínio Público é uma biblioteca virtual criada pelo Ministério da Educação – MEC, conta com obras literárias, artísticas e acadêmicas, de acesso gratuito. São mais de 180 mil títulos, em diversas mídias: sonoras, textuais, vídeo e imagéticas, disponíveis para baixar gratuitamente. 

 

Biblioteca Digital da Unicamp
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/
A Biblioteca Digital da Unicamp é uma das primeiras nesse ramo, começou com as teses e dissertações feitas pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição. Atualmente, conta em seu acervo com dissertações, pesquisas em andamento, teses, obras raras e muito mais. Entre eles, a primeira edição de Caramuru, de 1971. 

 

Brasiliana USP
http://www.brasiliana.usp.br/
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção de livros e manuscritos foi doada pela família Mindlin à Universidade de São Paulo, sendo considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São 32,2 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente. Cerca de 3 mil títulos da Biblioteca estão disponíveis para livre acesso em formato digital. 

 

Biblioteca Nacional
http://bndigital.bn.gov.br/
Este é um dos maiores acervos históricos do Brasil, e já tem boa parte da sua versão virtual catalogada, principalmente na área de periódicos. Apesar de conter um certo número de materiais literários, o foco da biblioteca catalogada ainda são os mapas, fotografias e periódicos. Vale conferir a versão original dos Lusíadas, a Bíblia em latim, e a Coleção Teresa Cristina – uma série de documentos doados ao museu pela mulher de Dom Pedro II com registros riquíssimos do Império. São 2,1 milhões de documentos de livre acesso. 

 

Biblioteca da Presidência da República
http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/
A Biblioteca da Presidência da República foi fundada no governo do Presidente Wenceslau Brás (1914-1918). O usuário tem acesso a um acervo de aproximadamente 31 mil itens, incluindo monografias, periódicos e normas inferiores (portarias, atos, circulares entre outros). Além disso, também permite a consulta às bibliografias de ex-presidentes e ao histórico dos ministérios e órgãos do Governo Federal. 

 

Biblioteca Digital do Senado Federal
https://www2.senado.leg.br/bdsf/
O Senado Federal em sua biblioteca digital possui mais de 226 mil documentos, os quais podem ser consultados, e ainda conta com livros, obras raras, artigos de revista, jornais, produções dos senadores e servidores da instituição, legislação e arquivos em áudio. 

 

Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados
https://bd.camara.leg.br/bd/
Esta biblioteca contém coleções digitais de publicações editadas pela Edições Câmara, com trabalhos de órgãos técnicos da Casa, obras raras e valiosas, produção acadêmica de servidores da Câmara dos Deputados, estudos e também notas técnicas das consultorias legislativa e de orçamento. 

 

Arquivo Público do Estado de São Paulo
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/
Este é um excelente portal para aqueles que procuram arquivos históricos relacionados ao Estado de São Paulo, o Arquivo Público do Estado traz uma série de jornais, revistas, fotografias, vídeos e anuários estatísticos. Entre os destaques do acervo está um conjunto documental com cartas trocadas pelos chefes do movimento sobre a Revolução de 1924. A seção Memória da Educação é é especial para professores, apresentando publicações de caráter histórico que nos remetem ao universo escolar em São Paulo dos dois últimos séculos. 

 

Coleção Aplauso
http://aplauso.imprensaoficial.com.br/
Esta biblioteca trata de biografias de artistas, cineastas e dramaturgos nacionais, além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Caso o leitor prefira a versão impressa, todos eles podem ser encontrados em livrarias. 

 

Biblioteca Digital Paulo Freire
https://www.paulofreire.org/biblioteca-de-paulo-freire
Pertencente à Universidade Federal da Paraíba, esta biblioteca traz um rico acervo sobre o educador que inclui seus textos, livros, textos didáticos, correspondências e, inclusive, diversas críticas e análises relacionadas a seu trabalho. 

 

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
https://www.bbm.usp.br/pt-br/
Criada no ano de 2005, a Biblioteca Brasiliana faz parte da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), que abriga o que é considerado como um dos mais importantes e acervos literários e acadêmicos. Conta com livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos para baixar gratuitamente. O conteúdo pode ser filtrado por coleções, por meio de sugestões de pesquisa pela plataforma ou pela busca rápida. 

 

Stanford Business
https://www.gsb.stanford.edu/faculty-research/publications
Esta é uma biblioteca com um acervo de livros digitais, trabalhos de pesquisa e artigos que são especialmente relacionados com negócios, da Stanford Graduate School of Business. 

 

Oxford Digital Library 
https://www.ox.ac.uk/research/libraries
Este é um site repositório dos projetos digitais das bibliotecas da Universidade de Oxford. 

 

Smithsonian Libraries
https://library.si.edu/collections
Uma biblioteca diversificada, com mais 27 mil livros em formato digital, fotografias, mapas e outros conteúdos. 

 

Biblioteca Virtual da Infraestrutura e Meio Ambiente
http://dadosenergeticos.energia.sp.gov.br/Portalcev2/intranet/BiblioVirtual/index.html
Esta biblioteca nacional disponibiliza documentos e estudos sobre infraestrutura e meio ambiente, produzidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, do Governo Federal. 

 

Repositório de Infor. Tecnológica da Embrapa (infoteca-e)
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/
Esta biblioteca digital disponibiliza o acesso aberto de informações sobre tecnologias produzidas pela Embrapa e seus parceiros para produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros interessados atuantes nos diversos segmentos da produção agrícola. 

 

Acervos Artísticos e Culturais da Prefeitura de São Paulo
http://www.acervosdacidade.prefeitura.sp.gov.br/PORTALACERVOS/PesquisaSimples.aspx
Uma biblioteca que surgiu por iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de São Paulo, que visa dispor para qualquer interessado, o material histórico da cidade de São Paulo em formato digital, além de também indicar outros locais onde está disponível para consulta. 

 

Acervos Digitais do CNFCP
http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Materia=48
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - CNFCP, é a única instituição pública federal que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro. A instituição disponibiliza acervos digitais e bases de dados especializados em cultura e folclore brasileiro. Além disso, o CNFCP possui uma cordelteca com mais de 7 mil folhetos de histórias de cordel online. 

 

Biblioteca Digital de Obras Raras 
https://obrasraras.usp.br/
Esta biblioteca possui inúmeros livros raros e completos, digitalizados, como por exemplo, um livro de Lavoisier, que foi editado no século 19. 

 

Acervos do Instituto Moreira Salles
https://ims.com.br/
Esta biblioteca é importante instituição cultural brasileira, pois se destaca na preservação da memória cultural em quatros áreas: fotografia, música, literatura e iconografia. Além das unidades presentes nas cidades de Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo, o IMS conserva e divulga boa parte do seu acervo por meio do seu site institucional. 

 

Biblioteca Digital da UNESP
https://bibdig.biblioteca.unesp.br/
A Biblioteca Digital da UNESP é uma parceria firmada entre a Biblioteca Mário de Andrade e Arquivo Público do Estado de São Paulo. A biblioteca oferece acesso às coleções de música, mapas, livros, jornais e documentos que contam a história do estado. 

 

Funarte - Brasil Memória das Artes
http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/
Esta biblioteca é mantida pela Fundação Nacional de Artes - Funarte, com diversas coleções que tratam sobre a história da música, cinema, teatro e artes plásticas no Brasil. 

 

Funarte - Hinos do Brasil
https://www.funarte.gov.br/serie-hinos-do-brasil/
Neste endereço da Funarte, estão repositadas as novas edições dos quatro principais hinos (Nacional, da Proclamação da República, Bandeira e da Independência) foram preparadas como edição prática, com as devidas adaptações realizadas com o objetivo de facilitar o trabalho do maestro de uma banda de música. 

 

Biblioteca Digital Hispánica
http://www.bne.es/es/Catalogos/BibliotecaDigitalHispanica/Inicio/index.html
A BDH é um recurso bibliotecário que proporciona acesso a diversos conteúdos digitais como livros do século XV ao XIX, e também fotografias, mapas, partituras e outros tipos de documentos. 

 

Human Rights Library 
http://hrlibrary.umn.edu/
A biblioteca Human Rights Library, tem mais de 14 mil documentos relacionados aos direitos humanos. 

 

Biblioteca Digital Camões
http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html
Neste endereço há o conteúdo digital de domínio público da biblioteca do Instituto Camões, de Portugal. 

 

The British Library
https://www.bl.uk/
O site da Biblioteca Britânica disponibiliza acesso a uma variada gama de catálogos e conteúdos digitais. Destacam-se a hemeroteca digital com mais de 52 mil volumes, com arquivos de áudio de história oral, além de manuscritos da Idade Média e Renascentista. 

 

Perseus Digital Library 
http://www.perseus.tufts.edu/hopper/
Esta é uma biblioteca especialmente dedicada ao estudo dos gregos e romanos antigos. 

 

The European Library
https://www.theeuropeanlibrary.org/
Esse portal da web disponibiliza acesso às coleções de 48 bibliotecas nacionais da Europa, que totalizam mais de 175 milhões de registros bibliográficos, todos para consulta online e gratuita. 

 

The Digital South Asia Library 
https://dsal.uchicago.edu/
Este site bibliotecário que contém periódicos, fotos e estatísticas que contam a história do Sul da Ásia. 

 

The New York Public Library
https://digitalcollections.nypl.org/
Este é o endereço da biblioteca pública de Nova York, que disponibiliza mais de 700 mil itens em seu acervo digital, incluindo mapas, vídeos e fotografias sobre os mais variados assuntos. 

 

SciELO 
https://www.scielo.br/
Esta é uma biblioteca digitalque reúne periódicos científicos de cientistas brasileiros. 

 

Bibliomania 
http://www.bibliomania.com/
Esta é uma biblioteca com mais de 2.000 textos clássicos e guias de estudo da língua inglesa. 

 

Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro 
https://www.futuro.usp.br/
Esta é uma biblioteca especializada em Literatura e Língua Portuguesa. 

 

Biblioteca Virtual Universal 
https://www.biblioteca.org.ar/
Este site contém textos infanto-juvenis, literários e técnicos. 

 

Instituto Moreira Salles
https://ims.com.br/acervos/fotografia/
Uma biblioteca com uma coleção de fotografias que conta um pouco da memória da cultura e da sociedade brasileira. Com cerca de 800 mil imagens em seu acervo, o Instituto Moreira Salles possui o mais importante conjunto de fotografias do século XIX no Brasil, e a melhor compilação relativa à fotografia nacional das sete primeiras décadas do século XX. 

 

Reading
https://library.harvard.edu/collections/reading-harvard-views-readers-readership-and-reading-history
Um acervo digital da Harvard University Library, especializado na história do texto e da leitura. A coleção apresenta mais de 250 mil páginas disponíveis para consulta. 

 

Acervo de Literatura Popular em Versos
http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/
Esta biblioteca da Fundação Casa de Rui Barbosa, possui um acervo de mais de 9 mil folhetos de cordel. 

 

Biblioteca Digital da Casa Fernando Pessoa
http://bibliotecaparticular.casafernandopessoa.pt/index/index.htm
A Casa Fernando Pessoa, de Lisboa, é responsável pela guarda da biblioteca particular com mais de 1,1 mil obras do poeta português Fernando Pessoa. 

 

A Música das Cachoeiras
http://www.musicadascachoeiras.com.br/
Este é um acervo de registros audiovisuais da vida cotidiana e das manifestações artísticas e culturais dos povos que habitam a região da Amazônia Ocidental. Esse é o resultado de um projeto que buscou refazer a expedição liderada pelo pesquisador alemão Koch-Grünberg no início do século XX. 

 

Biblioteca Virtual de Partituras Musicais
http://paulinyi.com/biblioteca_port.html
Esta biblioteca digital é uma das mais antigas e persistentes em atividade no Brasil: começou em 1996, hospedado no Departamento de Física da UFMG, cuja primeira reformulação em 2011 comemorou seus 15 anos de atividade contínua. Possui a finalidade de organizar e divulgar partituras musicais internacionais, principalmente as partituras dos compositores atuais do Brasil e da América Latina. 

 

SESC Partituras
http://www.sesc.com.br/SescPartituras/
Nesta biblioteca do SESC, há mais de 1.300 partituras organizadas por título, autor, e formação do grupo ou instrumento. No acervo do SESC Partituras, estão disponíveis obras de alguns dos mais importantes compositores brasileiros, de diversos períodos e várias regiões do Brasil. 

 

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
https://bdtd.ibict.br/vufind/
Esta biblioteca eúne um catálogo com mais de 370 mil monografias, dissertações e outros tipos de trabalhos desenvolvidos por universidades e centros de pesquisa no Brasil. 

 

Biblioteca Digital da FGV
https://sistema.bibliotecas-bdigital.fgv.br/
A Biblioteca Digital da Fundação Getúlio Vargas disponibiliza acesso aos periódicos científicos da instituição, além de bases de dados, e-books e outros conteúdos digitais. 

 

Biblioteca Digital da Unicamp
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/
Desde a sua criação em 2002, o site tem como principal objetivo divulgar a produção científica desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas. São mais de 60 mil itens que podem ser consultados, inclusive trabalhos de conclusão de curso e projetos científicos de algumas unidades. 

 

Biblioteca Digital de Teses da USP
https://teses.usp.br/
A Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo disponibiliza mais de 50 mil documentos com acesso livre referentes ao conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na instituição. 

 

Biblioteca Digital do Museu Nacional
http://www.obrasraras.museunacional.ufrj.br/
Por este endereço se dá o acesso ao acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional, instituição vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. As coleções disponíveis são uma referência nas áreas de ciências naturais e antropológicas. 

 

Biblioteca Virtual da FAPESP

https://bv.fapesp.br/pt/

Essa biblioteca disponibiliza informação sobre as pesquisas e os trabalhos que tiveram apoio da FAPESP. 

 

Portal de Periódicos da CAPES
http://www.periodicos.capes.gov.br/
Por este portal, além das bases de dados assinadas pela CAPES, o Portal de Periódicos também disponibiliza conteúdo científico de acesso livre. Esse conteúdo é constituído, basicamente, de bases nacionais e internacionais gratuitas e de alta qualidade, todas selecionadas pela equipe do Portal. 

 

MEMORIA (Repositório Institucional do IFRN)
https://memoria.ifrn.edu.br/
Memoria é o repositório institucional da IFRN, desenvolvido com o objetivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em formato digital. Reune o conjunto das produções acadêmicas, científicas, artísticas e administrativas deste Instituto Federal, a fim de aumentar seu impacto da investigação, sua visibilidade e dos que nela trabalham, transparência com a gestão dos recursos públicos, bem como garantir a preservação da memória intelectual do IFRN. 

 

Ebrary Academic Complete - ebrary™
https://about.proquest.com/products-services/ebooks/ebooks-main.html
Esta é a biblioteca da Universidade de Brasília, disponibiliza à comunidade acadêmica a base de dados Ebrary Academic Complete, a maior base de livros eletrônicos do mundo, uma biblioteca virtual que oferece acesso à integra de mais de 76.000 livros em formato digital, por todos os usuários sem limite de acesso. Cobrindo todas as áreas de conhecimento, a base oferece acesso prático e rápido a livros de mais de 400 das melhores editoras mundiais. Dentre as editoras incluídas na ebrary™ estão Springer, Wiley, Elsevier, MIT Press e Cambridge University Press. 

 

Livro Aberto
https://livroaberto.ibict.br/
É uma biblioteca digital das coleções referenciais que reúnem e organizam informações na internet sobre determinadas áreas do conhecimento. Trata-se de coleções de links para documentos eletrônicos, onde cada fonte de informação possui dois atributos.  O Portal do Livro Aberto tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Assegurando os direitos de autoria, o portal visa contribuir para dar visibilidade à publicação oficial brasileira, conforme os preceitos do Manifesto de Acesso Aberto do IBICT, com vista à democratização do acesso à informação pública. 

 

redalyc.org
https://www.redalyc.org/home.oa
A biblioteca REDALYC pretende ser uma plataforma líder em serviços de informação científica de acesso aberto em todo o mundo, visando atender as necessidades de informação especializados de estudantes, pesquisadores e tomadores de decisão no desenvolvimento científico e tecnológico; através da recuperação e consulta de conteúdo especializado e geração de indicadores para quantitativa e qualitativamente saber como a ciência está sendo feito na América Latina. 

 

Biblioteca Virtual em Saúde - FIOCRUZ
http://bvsmig2.icict.fiocruz.br/
Contém o acesso aos catálogos, bibliotecas virtuais e informações sobre a rede de bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz, uma instituição conceituada na pesquisa científica e tecnológica em saúde. 

 

Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/
O portal BVS-MS disponibiliza conteúdos bibliográficos produzidos pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal, além de informações gerais na área da saúde. O portal possui um acervo com mais de 100 mil volumes. 

 

World Health Organization - WHO (OMS)
https://www.who.int/publications/
A Organização Mundial da Saúde - OMS, oferece acesso às publicações online, e em vários idiomas. Destacam-se nesse acervo os relatórios da instituição e publicações regionais relativas às investigações na área da saúde. 

 

Biblioteca Digital da OAB
https://www.oab.org.br/biblioteca-digital/publicacoes
Esta é a biblioteca digital oficial da Ordem dos Advogados do Brasil, que disponibiliza diversos livros para download sobre Legislação e Direito. 

 

Biblioteca Virtual de Direitos Humanos
http://www.direitoshumanos.usp.br/
Este portal, a Biblioteca Virtual de Direitos Humanos, foi concebida pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Em seu acervo, é possível encontrar textos e leis que tratam sobre a defesa dos direitos humanos no Brasil. 

 

MoMA
https://www.moma.org/collection/
O portal MoMA - Museum of Modern Art, de Nova York, possui mais de 200 mil itens em sua coleção dedicada às artes visuais em todos os seus formatos. No site da instiuição, estão disponíveis cerca de 76 mil trabalhos de mais de 21 mil diferentes artistas de todo o mundo. 

 

Biblioteca Digital das Artes dos Espetáculos
http://www.bjksdigital.museusegall.org.br/
Neste portal estão as edições completas das primeiras revistas brasileiras dedicadas ao cinema, A Scena Muda e a Cinearte, e a também a coleção dos textos teatrais, editados em forma de folheto, entre o século XIX e a primeira metade do século XX. 

 

Banco de Conteúdos Culturais
http://bcc.gov.br/
Esta biblioteca é uma iniciativa do Ministério da Cultura com parceria da Cinemateca Brasileira e o Centro Técnico Audiovisual. O site permite o acesso às coleções digitalizadas de fotografias e cartazes de filmes brasileiros do acervo da Cinemateca, além das reportagens de telejornais diários da TV Tupi e dos registros dos filmes mudos brasileiros. 

 

The Literature Network 
http://www.online-literature.com/
Este é site repositório para quem gosta de poemas, de contos e de romances. O site possui aproximadamente 90 autores com livros sobre os temas. 

 

LIVRES
http://www2.fe.usp.br:8080/livres/
É LIVRES é um banco de dados de (LIVR)os (ES)colares brasileiros. Ele disponibiliza acesso a livros didáticos das diversas disciplinas escolares brasileiras do século XIX aos dias atuais, considerando a sua história e as especificidades da produção escolar. O site referencia obras de diversas bibliotecas do país, caracterizando-se por ser alimentado e ampliado constantemente pelas pesquisas de uma equipe de especialistas da área, que analisam o livro didático em suas diferentes vertentes. Também reúne fontes relacionadas à produção didática como legislação, programas curriculares, catálogos de editoras e bibliografia de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema. 

 

Biblioteca Interativa do SEBRAE
https://bis.sebrae.com.br/bis/
Este é um espaço destinado ao compartilhamento do conhecimento voltado especialmente para o empreendedorismo. 

 

Projeto Gutenberg
http://www.gutenberg.org/help/new_website.html
Esta biblioteca digital está disponível em várias línguas, inclusive em Português. O Projeto Gutenberg foi o primeiro produtor de e-books gratuitos. O site já reúne mais de 46 mil títulos. 

 

Google Acadêmico
https://scholar.google.com.br/
Como uma das ferramentas do Google, o Google Acadêmico é uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma bem abrangente. Apesar de não ser inteiramente gratuito, é possível o acesso a artigos revisados por especialistas, como teses e resumos, além da possibilidade da pesquisa em editoras de universidades, tanto brasileiras quanto estrangeiras. 

 

Google Art Project
https://artsandculture.google.com/
O Instituto Cultural do Google, é um portal que disponibiliza, e gratuitamente, milhões de artefatos e obras de várias instituições parceiras, junto com as histórias que os tornam importantes, numa espécie de museu virtual aberto a qualquer interessado. 

 

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
https://covid19.ibge.gov.br/
O instituto IBGE apresenta neste endereço uma coleção de estudos relacionados à pandemia de Covid-19 no Brasil. Porém, além dos dados estatísticos sobre a área da saúde, também estão disponíveis os indicadores de trabalho (taxa de ocupação, trabalho remoto e rendimento médio durante a crise), vulnerabilidade social e economia, entre ou outros informes atualizados geográficos e estatísticos. 

 

Bibliotecas Virtuais Temáticas do IBICT
http://prossiga.ibict.br/bibliotecas/
O IBICT, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, mantém um portal amplo de bibliotecas digitais, que tratam sobre os seguintes temas: artes cênicas, estudos culturais, inovação tecnológica, literatura, matemática, mulher, saúde mental e saúde reprodutiva. 

 

 

       ... E desejamos uma boa leitura ou pesquisa!
 

MEMVAVMEM ASSESSORIA, CONSULTORIA E REPRESENTAÇÕES LTDA.

Av. Ayrão, 1215, Praça 14 de Janeiro – Manaus – AM– CEP 69.020-205

Telefone:  (55 92) 3234-1918 – Fax: (55 92) 3234-6849
E-mail:   
memvavmem@memvavmem.com.br

Home:   memvavmem.com.br  /  mvmeventos.com.br

CNPJ: 01.834.403/0001-07 – Insc. Est.: 05.355.255-5 – Insc. Mun.: 134.415-02

Filial: 

Rua Dr. Garnier, 670, Bairro Rocha – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20.975-000

Telefone: (55 21) 2274 0942

CNPJ: 01.834.403/0003-60 – Insc. Est.: 11.610.27-7 – Insc. Mun.: 12.16.21-38

MVM_Pxx--Top.png

Filiada à: